terça-feira, 23 de outubro de 2012

Bolo do caco ... ai que saudades

Este fim de semana fomos matar saudades  e rumamos até a Ilha da Madeira, ... sim adorava lá voltar, foram as férias mais lindas que já tive na minha vida, adorei aquela pérola, aquele cheiro, aquela comida mas que delicia.
A receita que vos trago diz-me muito, foram momentos muito muito bons a degustar esta preciosidade da Ilha e desculpem eu falar assim mas eu se pode-se volta hoje mesmo lá.
Descobri esta receita aqui http://www.vorwerk.com/pt/thermomix/pdf/cookbooks/bolo_do_caco.pdf
assim que comecei a ver batata doce no supermercado nem pensei duas vezes é desta.

 1º - ainda na bimby

2º feita uma bola grande
prontinhas para fritar



tão bommmm e um lindo naperon que me ofereceram quando estive na Madeira lindos aqueles bordados
Receita:
  • 1 c. café  sal 
  • 100 gr. água  
  • 1 dente de alho 
  • 250 gr. farinha 
  • 70 gr. batata doce 
  • 1 saq. fermento padeiro 
Coza a batata-doce com 200 gr. de água e programe 25 minutos, temperatura 100º, velocidade 1. 
Escorra bem a água depois de cozida e reduza a puré, programe 30 segundos, velocidade 4.
Junte o fermento, a água, o alho e o sal. Programe 1 ½ minuto, temperatura 50º, velocidade 2.
Junte a farinha e programe cerca de  30 segundos, velocidade 6 até que a massa fique 
elástica. 
Forme bolas achatadas com cerca de 1 cm de espessura e diâmetro a gosto. 
Coloque na cuba da actifry meia colher de azeite por cima e programe 10 minutos virar a meio do tempo.


8 comentários:

  1. Adorei a receita, devem ser mesmo bons.
    beijinhos
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. devem ser uma delice pois eles ficarao mt bonitos bravo bjs

    ResponderEliminar
  3. Que delícia adorei a receita
    beijos

    ResponderEliminar
  4. Ficaram muito bonitos! Posso levar a receita? :)
    Deixei um miminho/prémio para ti no meu blogue.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. A Dona Agostinha deve estar toda orgulhosa,ao ver os seus lindos bordados...

    ResponderEliminar
  6. Que lindos bolinhos! Como linda é a Ilha de onde são oriundos. Fiquei surpreendida por ler na receita que são fritos. Sempre pensei que eram cozidos no forno de lenha. É que não parecem fritos. Parece assim um pão caseiro pequeno e húmido... pelo menos é o que tenho ideia de ter provado na Madeira...
    Bem, mas fritos ou não; esses ficaram com muito bom aspecto!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ratatuis não são fritos eles são feito numa chapa na Madeira vê se muito, mas eu desde que tenho a actifry nunca mais usei o fogão e adorei o resultado da actifry e ficam muito parecidos aos da Madeira visto não dar para lá ir mata-se as saudades assim lolol beijinhos

      Eliminar

Férias ...

Olá tantos são os temas que me apetece escrever, mas fico para já pelas fériassssssssssssssssssssssss Será que quem têm uma semaninha de ...